E você? Sabe o que é disfagia? « Clínica Vitalidade

E você? Sabe o que é disfagia?

O QUE É DISFAGIA?

É uma doença de múltiplas etiologias e que significa dificuldade para comer, para deglutir (seja saliva ou alimento); podendo ser considerada de grau leve, moderada ou severa.

QUE CAUSA A DISFAGIA?

Vários fatores podem causar a disfagia como envelhecimento das estruturas orais (lábios, língua, bochechas…), próteses mal adaptadas, refluxos gastroesofágico e\ou faringolaringeo, acidente vascular encefálico (derrame), traumatismos craniano ou cervical, doenças neurodegenerativas (como Parkinson, Alzheimer…), as distrofias musculares, câncer de cabeça e pescoço, entre outras patologias.

COMO PERCEBO OS SINTOMAS DE DISFAGIA?

Pessoas que durante a alimentação tosse frequente, engasga, espirra, refere dor/ aperto no momento de engolir; cansa ou fica sonolento durante ou após refeições, rouquidão, restos de comida na boca após deglutição, são os sintomas mais frequentes

O QUE FAZER AO PERCEBER OS SINTOMAS DE DISFAGIA?

Ao perceber alterações no modo de deglutir saliva ou alimentos, deve procurar o médico e fonoaudiólogo para diagnosticar e tratar as alterações. É fundamental o trabalho do fonoaudiólogo em conjunto com médico, nutricionista, favorecendo assim, se possível, reabilitação da função de deglutição e proporcionando uma melhor qualidade de vida ao indivíduo.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA FAVORECER DEGLUTIÇÃO:

Durante a alimentação retirar qualquer distração no ambiente (TV, barulhos…);

Mantenha postura ereta e confortável, não coma deitado (salvo em orientações específicas);

Comer sem pressa ou ofertar devagar;

Caso utilize prótese dentária certifique-se que esteja bem adaptada;

Mastigue bem os alimentos;

Por Dra. Maria Inês Costa – Fonoaudióloga

Clínica Vitalidade

ATENÇÃO:

A Disfagia pode ser um sintoma de que alguma alteração pode estar ocorrendo, sendo imprescindível a orientação e tratamentos adequados, pois além de provocar problemas emocionais e isolamento social, traz consequências graves como: desidratação, desnutrição e pneumonias.

Caso perceba alguma alteração na sua deglutição ou de parentes, procure ajuda o quanto antes e evite as complicações da disfagia.

Curiosidade:

O dia 20 de março começou a ser marcado como Dia de Atenção a Disfagia em razão da publicação da Resolução CFFa nº383 de 20 de março de 2010, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas a especialidade em Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Consultas:

www.fonoaudiologia.org.br

JOTZ, G.P.; ANGELIS, E. C. de;  BARROS, A.P.B.; Tratado de deglutição e disfagia: no adulto e na criança; Rio de Janeiro; Revinter, 2009.

COSTA, M.M.B; Deglutição e disfagia: bases morfuncionais e videofluoroscópicas; Rio de Janeiro, LABMOTDIG, 2013.